Lilypie Third Birthday tickers

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Sophia e a Filosofia

A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. “Quem quiser ser filósofo necessitará infantilizar-se, transformar-se em menino”. (M. Garcia Morente).

Gostamos da filosofia lá em casa. Tranquei o curso no semestre em que a Sophia nasceu (mas vou voltar!). Com o Antonio aprendo muito e sempre, filósofo nato que é. Desse nosso gostar do pensar e indagar, saiu o nome de Sophia, escolha minha (seria Ângelo se menino fosse, escolha do Antonio).
As crianças já são pequenos filósofos, perguntam muito e questionam tudo assim que aprendem a formar as frases. É fantástico. Nós também fomos assim um dia. Com o passar dos anos vamos aceitando as coisas prontas e por prequiça deixamos de questionar. Início do processo de emburrecimento, pois onde não há questionamento, não existem dúvidas, não surgem novas idéias, novas possibilidades, cores novas.
Espero ansiosa pela enxurrada de “porquês” da Sophia. Sei que para muitos não terei respostas (bendita internet), mas iremos sempre incentivá-la a levar a vida com filosofia, seja qual for a filosofia de vida por ela escolhida. Que tenha sempre amor, amizade e a sabedoria que traz em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário