Lilypie Third Birthday tickers

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A televisão me deixou burro, muito burro demais!

A Sophia assiste pouca televisão; mais do que eu gostaria na verdade. Mas tenho conseguido diminuir, substituindo a tela por outras atividades. Hoje ela assiste no máximo uma hora e meia de televisão em casa por dia. Os programas são basicamente sempre os mesmos: Dora, A Aventureira e Ni Hao Kai-Lan pela manhã; à noite Angelina Ballerina ou Peixonauta. Isso em dias de semana, porque nos finais de semana a programação sempre muda. Nós também temos assistido menos televisão, não só para darmos o exemplo pra ela, mas também para compartilhar com ela das atividades (trabalhinhos, brincadeiras, caminhadas, etc, etc).

Quando ela assiste televisão sempre procuramos assistir junto com ela ou então estamos por perto conversando e comentando sobre o que ela está vendo.

Kai Lan e seu avô Yeye

Um dos desenhos que eu mais tenho gostado é o da Kai Lan, por ter todo um contexto voltado a desenvolver as virtudes, valorização da amizade e uma coisa que é muito raro de se ver em programas infantis, que é a inclusão de um idoso, neste caso, o vovô da Kai Lan. A Kai Lan é uma chinesinha fofa, ensina às crianças palavras e expressões em mandarim, além de apresentar-lhes um pouco da cultura e dos costumes da China. Abre parênteses: a Sophia sempre repete as palavrinhas em mandarim que a Kai Lan ensina, uma fofice, fecha parênteses. Apesar de morar nos Estados Unidos, Kai Lan vive cercada pelos costumes chineses, aprendendo com sua família e amigos a explorar o mundo - um universo encantador e cheio de cores. Assim, ela aprende muitas coisas novas com o seu avô Yeye, que gentilmente guia a menina em suas descobertas. Amorosa, Kai-Lan possui uma forte ligação com os animais e sempre está disposta a ajudar os outros em momentos difíceis. Seus melhores amigos são Rintoo, um levado filhote de tigre; Tolee, uma pequena e amigável koala; Hoho, um macaquinho cheio de energia; e Lulu, uma alegre filhote de rinoceronte. A indicação do desenho é partir dos 2 anos.

Coincidência ou não, depois que a Sophia começou a assistir este desenho, tem se demonstrado mais solidária dividindo os brinquedos com os amiguinhos, deixando um pouco de lado o egoísmo que faz parte da idade. Atitudes estas que estão sempre presentes nas historinhas da Kai Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário