Lilypie Third Birthday tickers

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FilosiAndo

Natália menina! Tu me lembrou do meu bom e velho blog de Filosofia, coitado já tão cheio de teia de aranha. Andava tão esquecida dele que fui lá ler um pouquinho, e... olha só filha amada: mamãe já te procurava muito antes de te imaginar ter.
...
No inverno de 2007 muitas coisas aconteceram: uma perda que depois se transformou em um ganho. Um amor que chegou, invadiu e ficou, e que se chama Antônio. Uma paixão que chegou e que também ficará, a Filosofia. Nossa história é recente mas já somos grandes amigas, eu e esta senhora. Sim, a Filosofia é a própria mulher. Palavras do professor de Medieval. E foi ele quem cutucou minhas idéias para criar este espaço aqui. Pensar e escrever. Remexer as idéias.
Trago de lá o post que escrevi sobre primeiro dia de aula.
Agora sigo por aqui, divagando por lugares diferentes.

Introdução ao Filosofar
Primeiro dia de aula. Me sinto feliz como se tivesse passado no vestibular pela primeira vez. Embora seja esta uma fase diferente, de escolhas maduras, sem obrigações, caminhos leves. Levo apenas o coração aberto e a pretensão de aprender. Um a um vamos nos conhecendo e nos reconhecendo uns nos outros. Nossos propósitos são muito parecidos, queremos mais, buscamos por. Da estudante de geologia apaixonada por seu curso, o ex-estudante de direito decepcionado com a ambição de seus colegas e professores, ele espera da Filosofia a nobreza do ser humano. Sim, queremos um mundo melhor, disse a moça formada em administração que quer ser professora e ajudar a re-construir a formação dos muitos jovens que perderam, junto com seus pais, o norte de suas vidas. Queremos pensar sobre a família. O que isso significa mesmo? Me interessei por Filosofia lendo livros pra minha filha mestranda, contou o empresário. No contra ponto, o garoto de vinte anos nos conta que sempre gostou de ler, mas como em sua casa existiam apenas livros religiosos, aprendeu então a vida de todos os santos. E que todos os santos filosofem conosco. Depoimentos carregados de verdades, sonhos e emoções. O rapaz baiano contou que foi pra São Paulo buscar a sorte, assim como fazem tantos outros que desacreditam da própria vida. Se perdeu por lá numa vida marginal; veio parar em uma clínica de reabilitação no sul do país. É preciso caminhar para ir longe. Hoje é ele quem ajuda os que ainda se perdem por aí. Veio buscar na Filosofia uma maneira de ajudar mais e melhor. Ajudar é preciso. Assim falou a jovem menina que já fez curso de mecânica, de teatro, massoterapia, e dá aula de catequese: porque se apaixona fácil por tudo. Ela ainda não conhece Nietzsche, mas aposto que vai se apaixonar por ele também. E assim começamos a pensar juntos este amor pela vida, este Philo-Amor pela Sofia-Sabedoria. Iniciamos aqui nossa busca por Sofia. Os frutos desta busca farão de nós um tanto mais responsáveis por dias melhores, por gestos mais lentos, por palavras sensatas, por idéias boas e justas. Que nossos sonhos cresçam e floresçam e que não percamos pelo caminho a essência do que viemos buscar; que esta busca seja plena, seja honesta, seja toda coração.

Continua...

Um comentário: